Certidão breve relato ou inteiro teor de nascimento, casamento e óbito

O Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé emite 2ªs vias de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos estejam registrados aqui no Cartório do Tatuapé, como também de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos estejam registrados em qualquer outro cartório do Estado de São Paulo e na maioria dos Estados. Hoje, não é mais necessário se dirigir pessoalmente até o cartório onde está o registro (de nascimento, de óbito ou de casamento) para solicitar a 2ª via da certidão. Basta dirigir-se ao cartório de registro civil (aquele que faz registro de nascimento, casamento etc) mais próximo, munido dos dados da certidão (se tiver uma cópia, é mais fácil) e solicitar. Este procedimento é possível entre cartórios de registro civil do Estado de São Paulo e na maioria dos Estados.

Opções para pedir 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, cujos assentos estejam registrados aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé:

1ª opção: solicitar a 2ª via da certidão diretamente no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé. Recolher a taxa. Retirar no dia útil seguinte (certidões em breve relato) ou em 5 dias (certidões em inteiro teor).

2ª opção: solicitar a 2ª via da certidão em qualquer outro cartório de registro civil de pessoas naturais (cartório que faz registro de criança, casamento etc) do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados. Recolher a taxa no cartório escolhido. Retirar a certidão lá mesmo no cartório escolhido (mais próximo de sua residência, por exemplo) no dia agendado.

3ª opção: solicitar a 2ª via da certidão diretamente para o Cartório do Tatuapé via e-mail certidao@cartoriotatuape.com.br. Importante ressaltar que somente certidões cujos assentos estejam arquivados (registrados) no Cartório do Tatuapé podem ser solicitadas por e-mail. Informar data e nomes da certidão (nascimento, casamento ou óbito) e, se possível, livro, folha e termo. Todos os demais passos serão informados no e-mail resposta. Apesar de termos um atendimento personalizado também para esta modalidade de pedido de 2ª via de certidão, é o procedimento mais demorado, pois, necessita que o usuário efetue o depósito, comprove o depósito a este cartório e os Correios entreguem a correspondência.

4ª opção: solicitar a 2ª via da certidão diretamente para o Cartório do Tatuapé via site do cartório (www.cartoriotatuape.com.br). Há um formulário para cada tipo de certidão (nascimento, casamento e óbito), bem como possibilidade de escolher entre (1) certidão em breve relato, ou seja, a certidão convencional, (2) certidão em inteiro teor e (3) certidão por cópia do livro. Basta preencher todos os campos e enviar o pedido. No dia útil seguinte enviaremos um e-mail com todas as informações necessárias para pagamento e recebimento da certidão em domicílio através de sedex.

Opções para pedir 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos NÃO estejam registrados aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé:

Se desejar solicitar uma certidão aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé, cujo registro esteja em outro cartório do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados, o usuário deve se dirigir pessoalmente até o cartório do Tatuapé e apresentar data e nomes do assento (nascimento, casamento ou óbito). Se apresentar uma cópia da certidão fica mais fácil, pois, poderemos informar livro, folha e termo. Recolher a taxa. Em cinco dias úteis a certidão estará disponível para ser retirada aqui mesmo no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé. Este procedimento é possível entre cartórios de registro civil do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados, assim, não importa onde esteja o registro (nascimento, casamento ou óbito), a certidão poderá ser solicitada diretamente no cartório do Tatuapé caso este fique mais perto de sua residência. Apenas certidões em breve relato (convencionais) e em inteiro teor podem ser pedidas de um cartório para outro. Certidões por cópia do livro só podem ser solicitadas diretamente no cartório que detém o registro.

IMPORTANTE: com relação à certidão inteiro teor (digitada ou por cópia do livro) é necessário pedido escrito. O modelo do pedido está disponível na página inicial, na seção MODELOS DE REQUERIMENTO, ou diretamente clicando aqui REQUERIMENTO DE CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 11 2942 1010 e pelo e-mail certidao@cartoriotatuape.com.br. Há também um whatsapp para tirar dúvidas ou solicitar outras informações, porém, os pedidos das certidões não podem ser feitos por whatsapp, mas apenas pelas formas acima mencionadas. O whatsapp é 11 9 6903 4988.