Pedido de Certidão (2ª via) de Nascimento, Casamento e Óbito

O Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé emite 2ªs vias de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos estejam registrados aqui no Cartório do Tatuapé, como também de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos estejam registrados em qualquer outro cartório do Estado de São Paulo e na maioria dos Estados. Hoje, não é mais necessário se dirigir pessoalmente até o cartório onde está o registro (de nascimento, de óbito ou de casamento) para solicitar a 2ª via da certidão. Basta dirigir-se ao cartório de registro civil (aquele que faz registro de nascimento, casamento etc) mais próximo, munido dos dados da certidão (se tiver uma cópia, é mais fácil) e solicitar. Este procedimento é possível entre cartórios de registro civil do Estado de São Paulo e na maioria dos Estados.

Opções para pedir 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, cujos assentos estejam registrados aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé:

1ª opção: solicitar a 2ª via da certidão diretamente no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé. Recolher a taxa. Retirar no dia útil seguinte (certidões em breve relato) ou em 5 dias (certidões em inteiro teor).

2ª opção: solicitar a 2ª via da certidão em qualquer outro cartório de registro civil de pessoas naturais (cartório que faz registro de criança, casamento etc) do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados. Recolher a taxa no cartório escolhido. Retirar a certidão lá mesmo no cartório escolhido (mais próximo de sua residência, por exemplo) em 5 dias úteis.

3ª opção: solicitar a 2ª via da certidão diretamente para o Cartório do Tatuapé via e-mail certidao@cartoriotatuape.com.br. Importante ressaltar que somente certidões cujos assentos estejam arquivados (registrados) no Cartório do Tatuapé podem ser solicitadas por e-mail. Informar data e nomes da certidão (nascimento, casamento ou óbito) e, se possível, livro, folha e termo. Todos os demais passos serão informados no e-mail resposta. Apesar de termos um atendimento personalizado também para esta modalidade de pedido de 2ª via de certidão, é o procedimento mais demorado, pois, necessita que o usuário efetue o depósito, comprove o depósito a este cartório e os Correios entreguem a correspondência.

Opções para pedir 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito cujos assentos NÃO estejam registrados aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé:

Se desejar solicitar uma certidão aqui no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé, cujo registro esteja em outro cartório do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados, o usuário deve se dirigir pessoalmente até o cartório do Tatuapé e apresentar data e nomes do assento (nascimento, casamento ou óbito). Se apresentar uma cópia da certidão fica mais fácil, pois, poderemos informar livro, folha e termo. Recolher a taxa. Em cinco dias úteis a certidão estará disponível para ser retirada aqui mesmo no Cartório de Registro Civil do 27º Subdistrito do Tatuapé. Este procedimento é possível entre cartórios de registro civil do Estado de São Paulo e da maioria dos Estados, assim, não importa onde esteja o registro (nascimento, casamento ou óbito), a certidão poderá ser solicitada diretamente no cartório do Tatuapé caso este fique mais perto de sua residência.

IMPORTANTE: com relação à certidão inteiro teor (digitada ou por cópia do livro) é necessário pedido escrito. O modelo do pedido está disponível na página inicial, na seção MODELOS DE REQUERIMENTO, ou diretamente clicando aqui Pedido de certidão inteiro teor.